Correio Popular Notícia



CÂNCER INFANTIL
?Passos que Salvam? é lançada em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-08-31 09:53:50
Foto:

(Josias Brito) Com objetivo de divulgar o projeto ?Caminhada Passos que Salvam?, promovido pelo o Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos, foi lançada na noite da última sexta-feira (26), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojista de Ji-Paraná (CDL). A Caminhada acontecerá no mês de novembro deste ano.

O município de Ji-Paraná é uns dos apoiadores da campanha ?Caminhada Passos que Salvam?, que vem sendo realizado no estado de Rondônia. A iniciativa é do Hospital de Câncer de Barreto juntamente com o GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer) coordenada pela vereadora Silvia Cristina e voluntários da região.

O encontro busca a promoção de incentivos ao projeto do Hospital Infanto Juvenil de Barretos, que tem procurado melhorar os atendimentos, despertando e conscientizando a população para a importância do diagnóstico precoce e o combate do câncer em crianças e jovens.

?Essa caminhada é para se alertar principalmente os pais e os responsáveis pelas crianças para o diagnóstico precoce do câncer infantil, por ser o câncer mais difícil de ser descoberto. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais chance de cura a criança terá?, alertou a presidente do Gapc, Mary Caliman, lembrando que Barretos possui o melhor hospital para tratamento de câncer infantil do Brasil e que também é administrado pela Fundação Pio XII.

Segundo a assistente social e coordenadora do Departamento de Captação de Sangue e de Medula Óssea do HCB, Naima Khatib, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido. É extremamente importante reconhecer os sinais e sintomas encaminhando a criança precocemente para um tratamento adequado em centros especializados. Quando os exames são feitos corretamente, as chances de cura podem ser maiores que 50% a 60%.

Naima deixou claro que a caminhada pretende mobilizar todos os segmentos da sociedade. A arrecadação da venda dos kits será destinada ao Hospital de Câncer Infanto juvenil de Barretos que leva o nome do ex-presidente Lula.

?Contamos com a participação de todos pois, esse projeto faz parte da realização de um sonho que continua oferecendo uma medicina oncológica pediátrica diferenciada, num ambiente repleto de amor e de cuidado. Para participar é preciso adquirir o 'kit caminhada', que contém camiseta, boné e cadarço personalizado, nos pontos de vendas?, assinalou Naima.

Câncer Infanto Juvenil
Hoje no Brasil, o câncer já é a 2ª principal causa de morte para crianças e jovens na faixa etária entre cinco e 19 anos. Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como tratamento adequado atendendo aos protocolos cientificamente testados. Estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura. A construção do Hospital de Câncer Infanto-juvenil foi realizada inteiramente através de doações. Foram R$ 20 milhões obtidos pelas duas edições da campanha televisiva Direito de Viver (da Rede TV!), campanha dos cofrinhos e por outras doações de toda sociedade.

Fonte:






Noticia vista 1129 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.